🏆 Regulamento Oficial – Campeonato Stock Car Automobilista 2
Liga SulRacing
1. Organização Geral
- Liga: SulRacing
- Jogo: Automobilista 2
- Categoria: Stock Car
- Objetivo: Oferecer um campeonato competitivo, com respeito, disciplina e espírito esportivo.
2. Estrutura do Campeonato
- Etapas: 5 corridas.
- Calendário Oficial:
- 22/09 – Velo Città
- 29/09 – Guaporé
- 06/10 – Curitiba
- 13/10 – Cascavel
- 20/10 – Goiânia
- Formato de cada etapa:
- Inicio as 20:00
- Treino Livre: 30 min
- Classificação: 10 min ( Valida para primeira bateria)
- Segunda bateria com posições aleatórias
- Corrida:
- 1ª Bateria: 25 min
- 2ª Bateria: 30 min
3. Regras de Participação
- Inscrições: válidas somente antes da 1ª etapa.
- Piloto reserva/troca de piloto: não permitido.
- Identificação: uso obrigatório do nome real no simulador.
- Presença mínima: participação em 70% das etapas para permanecer no campeonato.
4. Configurações do Servidor
- Qualificação
- Duração: 10min
- Hora de início: 11:00h
- Progressão do tempo: 2x
- Faixas de meteorologia: Clima real
- Previsão do tempo: *
- Pre-ajuste do Livetrack: Evolução Padrão
- Privado: Sim
- Corrida
- Tipo de duração: Tempo
- Duração: 20min
- Tempo +1 Volta: Não
- Tipo de data: Data atual
- Hora de início: 14:00h
- Progressão do tempo: 2x
- Faixas de meteorologia: Clima real
- Previsão do tempo: *
- Tipo de largada: Parada
- Permitir Reabastecimento: Não
- Pit stop obrigatório: Sim
- Mínimo de pneus para parada obrigatória: 4
- Safety Car Programado: Desligado
- Pre-ajuste do Livetrack: Evolução Padrão
- Realismo
- Permitir ligamento do motor automaticamente: Sim
- Forçar visualização interior: Sim
- Forçar linha de pilotagem deslig: Sim
- Forçar configurações padronizadas: Sim
- Forçar câmbio manual: Sim
- Forçar auxílios de pilotagem realistas: Não
- Permitir ABS: Sim
- Permitir controle de tração: Sim
- Permitir controle de estabilidade: Não
- Tipo de dano: Danos totais
- Escala de danos: Med.
- Falhas mecânicas: Não
- Falhas aleatórias: Não
- Veículos fantasmas permitidos: Sim
- Forças pit stops manuais: Sim
- Erros de pit stop: Não
- Desgaste de pneu: 2x
- Combustível: Autêntico
- Forçar volta de resfriamento: Não
- Regras
- Regras e penalidades: Ligado
- Penalidades por limite de pista: Ligado
- Avisos de limite de pista antes de punição: 3
- Penalidade de drive-through: Ligado
- Penalidade de saída dos boxes: Ligado
- Velocidade no Pit (km/h): 70
- B.Amarela com Safety Car: Não
- Classificação multijogador: Desligado
- Host
- Nome do lobby: Sul Racing Etapa (número da etapa)
- Senha do lobby: Disponível no grupo do whatsapp!
- Privacidade: Privado
- Transmissão: Ligado
- Aguarde o sinal da corrida: Ligado
- Sessão de avanço automático: Ligado
5. Sistema de Pontuação
- Baseado no padrão nacional da Stock Car:
- 1º – 25 pts
- 2º – 20 pts
- 3º – 18 pts
- 4º – 16 pts
- 5º – 14 pts
- 6º – 12 pts
- 7º – 10 pts
- 8º – 9 pts
- 9º – 8 pts
- 10º – 7 pts
- 11º – 6 pts
- 12º – 5 pts
- 13º – 4 pts
- 14º – 3 pts
- 15º – 2 pts
- 16º a 30 º – 1 pt
- Piloto que não completar 75% da prova não pontua.
6. Infrações e Penalidades
(Tabela oficial já definida pela liga)
- Toque leve evitável sem perda de posição → Advertência
- Toque evitável com perda de posição → -5 pontos
- Toque evitável que causa abandono → -10 pontos
- Conduta antidesportiva (zigue-zague, bloqueio ilegal, freada proposital) → -8 pontos
- Corte de pista ocasional sem ganho de posição → Advertência
- Corte de pista para ganho de posição → -5 pontos
- Corte de pista repetitivo (ganho visível) → -8 pontos
- Cortes abusivos ou tentativa clara de burlar o traçado → -12 pontos
👉 Todas as penalidades são dobradas se ocorrerem na 1ª volta.
Após 2 advertencias, a terceira sera punitiva de acordo com o decidido pelo time de staffs.
7. Procedimentos de Prova
- Classificação: 10 minutos, livre para voltas rápidas.
- Corrida: duas baterias (25 min + 30 min).
- Grid: sempre normal, baseado no resultado da classificação para 1ª bateria e aleatório para 2ª bateria.
- Pit Stop: obrigatório com troca de pneus em ambas as baterias.
- Desconexão: piloto desconectado não pode retornar na mesma bateria.
7.1. Crash ou erro do jogo
- Caso o simulador apresente crash, erro ou fechamento inesperado, o piloto não poderá retornar à bateria em andamento.
- A bateria será considerada inválida para o piloto desconectado (não há pontuação).
- Se durante o crash o carro permanecer na pista e outro piloto colidir com ele, nenhum dos envolvidos será responsabilizado, sendo tratado como incidente de força maior.
- O piloto poderá retornar normalmente na bateria seguinte, se houver.
8. Protestos e Julgamentos
- Prazo de até 24h após a corrida para abrir protesto (com vídeo/replay) no canal do discord.
- A direção de prova analisará e aplicará penalidades conforme tabela.
- Decisões da direção de prova são definitivas e não cabem recursos.
9. Critérios de Desempate
- Maior número de vitórias.
- Maior número de pódios.
- Maior número de voltas rápidas.
- Melhor posição final na última corrida.
10. Disposições Finais
- A participação no campeonato implica aceitação integral do regulamento.
- O fair play e o espírito esportivo são fundamentais.
- Qualquer situação não prevista será resolvida pela direção da Liga SulRacing.